Localizado em Doha, o projeto Sharq Crossing consiste num conjunto de três pontes interconectadas que cruzam cerca de dez quilômetros na Baía de Doha. Projetadas pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava, as pontes conectarão o distrito cultural da cidade ao Aeroporto Internacional Hamad e ao distrito central de negócios em West Bay. As pontes, projetadas para acomodar 2 mil veículos por hora em cada pista, também serão ladeadas por uma série de túneis subterrâneos que direcionam o fluxo para além da baía.
“Sharq Crossing é uma obra-prima da engenharia", disse o presidente da Ashghal, o engenheiro Nasser Bin Ali Al-Mawlawi. "E ao passo que cria uma importante nova artéria para a rede de transporte de Doha, o projeto será instantaneamente reconhecido em todo o mundo, tornando-se um emblema para o Qatar.
Entretanto, o projeto foi concebido para acomodar mais que apenas o tráfego de veículos. A ponte West Bay incorporará um parque, que será acessado por um caminho elevado, além de instalações de hotelaria que se conectam ao distrito central de negócios e oferecem belas vistas para a cidade.
Apesar da ponte tentar resolver o tráfego desta cidade em rápida expansão, ela também é um dos muitos projetos complexos (como o controverso estádio de Zaha Hadid) que a cidade está empreendendo para a Copa do Mundo de 2022.
“Uma obra pública de arquitetura que humaniza a paisagem e serve à comunidade", explicou Calatrava. "O projeto Sharq Crossing é uma grande oportunidade para desenvolver uma excepcional obra pública."